domingo, 10 de julho de 2011

Novidades e Dicas de Saúde e artesanato


Resumo do Dia


Como prevenir doenças respiratórias
Posted: 10 Jul 2011 04:48 PM PDT
doenças
A mudança abrupta de temperatura e o excesso de poluição podem causar alguns prejuízos para a nossa saúde, provocar crises nas pessoas mais alérgicas e desencadear doenças como gripes, resfriados, alergias, bronquiolites, pneumonias.
Além disso, a troca frequente de vírus e a má qualidade da alimentação deixam o organismo mais frágil e propenso a adquirir doenças respiratórias. Por isso prevenir é o melhor método para evitar o incomodo que essas doenças causam, ir rápido ao médico depois de detectá-las também vai ajudar a ter uma cura mais rápida e eficiente.
Idosos, crianças e pessoas que apresentem rinite ou asma são quem devem ficar mais atentos. Apesar de que a primeira e mais comum reação é a de se cobrir, ficar em ambientes fechados e de cama, esse não é o comportamento mais adequado a se fazer, pois só vão agravar a sua doença.
Além das vacinas e receitas caseiras que existem por aí, há outros modos de se previnir contra doenças respiratórias, tais como:
- Beba bastante água e mantenha-se hidratado.
- Evite ingerir bebidas geladas, fumar e lugares muito empoeirados.
- Mantenha suas vacinas em dia.
- Lave as mãos após tossir, espirrar, usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar em boca, olhos e nariz.
- Consuma alimentos que possuam vitamina C tais como: verduras, legumes, frutas como laranja, limão, melão, abacaxi.
- Mantenha a casa e os quartos arejados, ventilados e limpos. Os lençóis devem ser expostos ao sol  e lavados com freqüência.
- Evite o contato de pessoas infectadas com crianças e idosos.
- Pratique esportes ao ar livre, a pratica de exercícios físicos melhoram a  sua imunidade.
- Pessoas alérgicas devem evitar o contato com bichos de pelúcia.
- Evite a fadiga e durma uma boa noite de sono, pois esta evita doenças.
- Mantenha uma higiene adequada e quando tossir ou espirrar faça uso de lenços de papéis.
- Evite lugares aglomerados e ambientes fechados.
Se mesmo com as dicas acima você não conseguiu escapar das horríveis doenças respiratórias a primeira coisa que você deve fazer é procurar um médico, seguir suas recomendações e tomar os medicamentos de forma correta e continua, fique de repouso, faça refeições balanceadas e ingira muitos líquidos.



Benefícios do mel para os cabelos e pele
Posted: 10 Jul 2011 04:41 PM PDT
mel
O mel é um componente muito frequente nas fórmulas de produtos de beleza. Ele é eficaz na depilação, nas máscaras faciais e com os cabelos não é diferente. O mel é muito rico em nutrientes e possui substâncias essenciais para o organismo, ele contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
Para os cabelos, a geléia real possui propriedades vitalizantes, ela auxilia no crescimento e na produção de queratina. É muito usada para o tratamento de cabelos quebradiços. Já a cera de abelha é indicada para fios danificados e secos. Preenche as fissuras e melhora a elasticidade, deixando os fios mais resistentes e sedosos
Quando combinado com a queratina, o mel vai dar mais vida aos cabelos, manter a cor dos cabelos tingidos, fios com boa elasticidade e forma natural. Você pode usar o mel diretamente sobre os cabelos, ou misturado com alguma fruta, as receitas caseiras para revitalizar os cabelos secos e sem brilho também costumam fazer sucesso. Você também pode misturar o mel com o xampu neutro e deixar agir no cabelo por quinze minutos assim ele vai nutrir os fios ressecados e fortalecer a raiz.
Já o mel na pele pode ser usado misturado, em pequenas doses, com hidratantes ou na depilação. Também há no mercado sabonetes liquido com base de amêndoa, esses produtos irão manter a pele hidratada e com boa umidade natural.
Em peles ressecadas os benefícios são mais evidentes, o uso pode ser combinado ao de própolis. Para o rosto o mel pode ser misturado com banana, iogurte ou outras frutas, a pele seca ganha uma limpeza facial com sabonete neutro, água filtrada morna, mel e óleo de amêndoas.
Quando usado na depilação, o mel tem poderes antiinflamatórios, a cera depilatória além da depilação provoca uma hidratação profunda e bactericida. O mel na depilação pode ser usado para qualquer tipo de pele, na axila, virilha ou buço.



Piores alimentos para o corpo – Alimentos não saudáveis
Posted: 10 Jul 2011 04:19 PM PDT
piores alimentos
Vivemos rodeados de comidas deliciosas e muito prejudiciais ao nosso organismo, apesar do óbvio é muito difícil resistir ao sabor que elas nos proporcionam, além de que é muito difícil nos acostumarmos àquelas dietas saudáveis que vão nos trazer benefícios pra a saúde, mas que não possuem sabores tão maravilhosos assim.
Por causa dessa dificuldade reunimos aqui a lista dos dez piores alimentos criada por uma nutricionista, ela lista o que devemos evitar para optarmos por uma vida mais saudável.
Os alimentos citados abaixo não são ruins apenas do ponto de vista estético, relacionado ao ganho de peso, mas também são ruins para o coração, cérebro, estomago dentre outras partes do corpo.

Alimentos não saudáveis e comuns que devem ser evitados

10º lugar: Sorvete. Esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9º lugar: Salgadinho de milho. Esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza. Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7 º lugar: Batatas fritas. Contêm não apenas gorduras trans, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6º lugar: Salgadinhos de batata. Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º lugar: Bacon. O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Comer muito bacon pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4º lugar: Cachorro-quente. O consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês.
3º lugar: Donuts (rosquinhas). Grande parte dos donuts é gorduras trans,a mais prejudicial de todas. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante. Uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. Essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.



Drenagem linfática – Benefícios e Indicações
Posted: 10 Jul 2011 04:18 PM PDT
drenagem
A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual onde se executa movimentos suaves que visam melhorar e estimular a circulação linfática, eliminar toxinas presente nos vasos linfáticos além de combater retenção de líquido nos membros inferiores e evitar celulite e outros problemas estéticos.
A drenagem linfática é uma técnica composta de manobras específicas de massageamento da pele do paciente seguindo a direção dos vasos linfáticos, drenando a linfa para os gânglios linfáticos que são responsáveis pela eliminação deste liquido.
Esta técnica pode ser de dois tipos; corporal ou facial. Nos dois casos ela traz muitos benefícios, a drenagem linfática corporal é indicada para: Celulite, TPM, varizes, hematomas, cansaço nas pernas, retenção de líquidos, acne. Ela também serve para relaxamento, acelerar a cicatrização dos tecidos, melhorar a atividade do intestino e pré e pós operatórios de lipoaspiração.
Já a drenagem linfática facial é indicada para rejuvenescimento, sinusite, hematomas, acne, pré e pós operatório de cirurgias plásticas, hematomas  e  afecções oculares.
Ela também é bem vinda quando realizadas antes de cirurgias tais como: lipoaspiração, lipoescultura, mamoplastia, cirurgias de abdômen. A técnica irá reduzir o edema e estimular o organismo a eliminar as toxinas e se recuperar rapidamente.
Apesar de trazer inúmeros benefícios para o corpo a drenagem linfática não está livre de contra-indicações, são elas: presença ou história de tumores malignos, insuficiência renal, trombose, insuficiência cardíaca descompensada, tuberculose, hipertensão arterial, processos infecciosos , dentre outros.
O método é indolor e apresenta resultado já nas primeiras sessões. A Drenagem facial geralmente dura trinta minutos e pode ser feita todos os dias já a drenagem corporal dura em média uma hora e pode ser feita de duas a três vezes por semana. Ele deve ser realizado por um fisioterapeuta qualificado e de preferência em um ambiente tranqüilo com musica suave e em uma posição confortável. A sessão custa em média de R$70,00 a R$120,00 reais.



Como fazer luminárias em casa – Luminária artesanal
Posted: 10 Jul 2011 04:10 PM PDT
Luminárias são um advento de decoração que confere charme e beleza na sua casa, porém apesar da sua elegância elas costumam ser um pouco caras, seu preço varia de R$ 50,00 a mais de R$700,00. Mas não é preciso ser rico para se ter belas luminárias na sua casa, pois através de algumas dicas você pode fazê-las na sua própria casa com materiais simples e que geralmente você já possui.

Como fazer luminárias artesanal

Aqui nós ensinaremos a fazer três luminárias diferentes. Para a primeira você precisará de 1,5 m de fio, 3 m de laminado PET, Lâmpada, Molde, Soquete, Tesoura.
luminaria 1
Copie este molde no tamanho de 12 x 9 cm. Corte 30 peças iguais no laminado PET.Depois separe três peças e encaixe as alças umas nas outras, para formar um triângulo. Encaixe as alças das outras peças, uma a uma, no sentido de um círculo.
luminária 2
Quando já tiver encaixado nove peças, a luminária começará a ganhar o formato redondo. Antes de encaixar a última peça, rosqueie a lâmpada e encaixe o fio no soquete. Coloque na luminária. Feche a luminária com a última peça e instale.
Para a confecção da próxima luminária será preciso uma bexiga de assopro, um copo, fita adesiva larga, cola branca, tesoura, alicate, chave de fenda, linha grossa ou barbante de qualquer cor, soquete, quadrado de madeira de 20×20 cm e fio para abajur.
Encha a bexiga, sem deixar muito esticada. Encaixe ela no copo ou vasilha, para ter um apoio para se fazer a luminária. Prenda a bexiga no copo com a fita adesiva, dando a volta na bexiga e no copo. Com um pincel, passe cola branca em toda a bexiga. Capriche, ponha bastante cola, de modo a cobrir bem a bexiga.
luminaria 3
Depois pegue o fio ou barbante e enrole em toda a bexiga, aleatoriamente, cruzando várias e várias vezes , como se fosse um casulo. Quanto mais aleatório e com cara de “teia de aranha” melhor. Conforme for enrolando, vá passando cola de vez em quando, quanto mais cola, mais firme fica.
Passe cola sobre todos esses fios enrolados, generosamente, na finalização. Não se preocupe por a cola ser branca, ao secar ela fica transparente. Quando estiver bem seco, tire a bexiga do copo, soltando a fita adesiva e corte a ponta da bexiga, para esvaziá-la. Delicadamente, solte a bexiga dos fios. Prepare a base, com o quadrado de madeira, aparafuse o soquete (já com o fio instalado nele). E coloque o casulo por cima.

luminária 6
Para a próxima luminária será necessário plástico de PVC, madeira de MDF com diâmetro do plástico de PVC, tintas acrílicas, pincel chato, caneta preta para tecido, bocal e soquete, estilete, lápis, furador pequeno e furador grande, furadeira, parafuso.
Recorte o PVC do tamanho desejado com o auxílio de um estilete. Para ajeitar as rebarbas, aqueça uma chapa de metal e pressione o PVC contra a chapa de metal. Isto deixará a borda uniforme; Faça desenhos com o lápis em toda a extensão do PVC; Com um furador, faça alguns furos na luminária depois que a tinta secar. Pinte as bordas do furo com caneta preta; Pinte a base de MDF de cor parecida com a utilizada no PVC depois de lixá-la; Parafuse a placa de PVC à base de madeira e fixe o equipamento de iluminação.
luminaria pvc


Como evitar o chulé nós pés
Posted: 10 Jul 2011 04:08 PM PDT
chulé
O chulé é um mal que além de incomodar quem o possui também trás certo constrangimento. Mas esse problema não se dá apenas por falta de higiene, quem pensa que chulé é coisa de pé sujo está enganado. A umidade excessiva, o calor e o uso de sapatos fechados podem causar esse problema maldito.
O suor deixa o pé úmido, o que provoca a reprodução de bactérias, fungos e outros microorganismos que se alimentam dos restos de pele dos pés e o chulé é o resultado das exceções desses seres. Para combater esse mau cheiro horroroso que vem dos nossos pés podemos adotar algumas atitudes preventivas.

Como evitar o chulé nós pés

- Lave corretamente os pés com sabonetes antibactericidas, incluindo os espaços entre os dedos, depois seque corretamente e mantenha as unhas sempre limpas.
- Não use todo dia o mesmo sapato. Depois de um dia de uso o sapato fica meio úmido por isso você deve deixar ele secar, é indicado que você o lave com freqüência, coloque-o no sol de vem em quando.
- Evite ao máximo o uso de sapatos fechados e não peque nem empreste a outras pessoas.
- Use talco para pés antes de calçar o sapato, de preferência com o pé seco, ele ajuda a acabar com a umidade.
- Esfolie os pés uma vez por semana.
- Nunca use tênis sem meias.
- Use meias de algodão, elas absorvem melhor a umidade.
- Nunca use meias e sapatos úmidos e molhados, nem ande descalço por lugares úmidos.
- A noite faça um escalda pés com chá preto, ele vai melhorar a transpiração do pé e conseqüentemente o mau cheiro.
- Use hidratantes nos pés antes de dormir.
Se, mesmo com essas dicas, o chulé dos seus pés continuar, procure um profissional qualificado para tratar do problema.








Como escovar os dentes e fazer a higiene dentária corretamente
Posted: 10 Jul 2011 04:01 PM PDT
higiene
Os dentistas frequentemente recomendam que se faça uma boa higiene bucal, ao fazê-la é possível  evitar diversos transtornos tais como: mau hálitos, cáries  ou doenças gengivais. Uma boa escovação e o uso de fio dental antes da escavação diminuem a ocorrência de tratamentos odontológicos como restaurações, extrações ou até tratamento de canal, evitando assim procedimentos incômodos e dolorosos.

Como escovar os dentes corretamente

Uma correta escovação deve durar pelo menos dois minutos e deve ser feita em um local bem iluminado com pouca pasta de dente e de preferência com uma escova de dentes adequada. Para que uma escova de dentes seja boa ela deve ter  pontas arredondadas, cerdas de nylon agrupadas e uma cabeça de dentes para alcançar os últimos dentes. As escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses e se possível devem ser mostradas ao dentista na próxima consulta.
Deve-se escovar os dentes ao acordar e após as principais refeições, é importante escovar bem os dentes antes de dormir, pois é durante o sono que há uma maior acumulação da placa bacteriana. O creme dental deve ser escolhido adequadamente, ele deve sempre possuir flúor na sua composição para melhor proteger os seus dentes, a pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades.
A escovação deve começar pelos dentes superiores iniciando dos últimos dentes da esquerda ate a direita. Devem ser escovadas as superfícies internas e externas incluindo a gengiva em movimentos de vai e vem. Nos dentes inferiores devem ser repetidas as operações.
A língua também deve ser escovada, inicialmente os movimentos devem ser em “varrer” para varrer a placa bacteriana em direção aos dentes .A seguir com um movimento de rotação “varre-se” a placa bacteriana para fora dos dentes. Quando estiver escovando a superfície mastigatória use movimentos de “vai e vem”, esses movimentos devem ser repetidos de cinco a dez vezes por grupo dental.
O fio dental deve ser usado com regularidade, de preferência antes da escovação, para a limpeza da região entre os dentes onde a escova não alcança. Ele deve ser usado antes da ultima escovação e deve ser passado entre todos os dentes. Os dentes do fundo da boca são os mais acometidos pelas cáries então eles requerem muita atenção.
Manter uma boa higiene dental é a melhor forma de prevenir problemas bucais, porém a manutenção de belos dentes não somente em casa, é importante que se vá ao dentista regularmente para a devida aplicação de flúor, que é o que vai proteger os seus dentes.











Infecção Urinária – Sintomas, Prevenção
Posted: 10 Jul 2011 03:59 PM PDT
infecção
A infecção urinária é uma doença que é provocada por uma infecção em qualquer parte do sistema urinário como os rins, bexiga ou até a uretra, causada pela presença de microorganismos e bactérias que penetram pelo trato urinário. Por ter a uma uretra mais curta que a masculina, as mulheres costumam sofrer mais com esta doença. Quando acomete os rins – chamamos de pielonefrite -; quando é a bexiga – chamamos de cistite -;  na uretra é a uretrite; e quando acomete a próstata denominamos prostatite.
Alguns fatores favorecem o aparecimento da Infecção Urinária, são elas: a gravidez, por diminuir as defesas femininas e pela ação de hormônios que relaxam a bexiga e favorecem o acúmulo de urina; diabetes; sexo feminino; hábitos de higiene inadequados; infecções ginecológicas; doenças sexualmente transmissíveis; obstruções urinárias, por impedir o fluxo livre de urina como o aumento da próstata, presença de cálculos urinários; corpos estranhos e doenças neurológicas, por interferirem nos mecanismos de esvaziamento da bexiga.
Os sintomas da infecção urinária são: dor ao urinar, ardência durante a micção, dificuldade para iniciar a micção, aumento da freqüência urinária, presença de sangue na urina, vontades súbitas de urinar, urina com mau cheiro, eliminação de sangue na urina, dor no abdômen, febre, calafrios, dor lombar, náuseas, vômito,
O tratamento da Infecção Urinária é dado através de medicamentos prescritos pelo médico, porém a infecção urinária pode ser prevenida se for tomado alguns cuidados. Algumas ações podem prevenir a ocorrência de incontinência urinária ou a recorrência:
- Ingerir bastante água pelo dia, de seis a oito copos de água diários é o suficiente para expulsar as bactérias do corpo.
- Lavar as mãos antes e depois de urinar.
- Urine sempre que sentir necessidade, o acumulo de urina pode aumentar a proliferação de bactérias.
- Fazer a higiene diária adequada limpando da região vaginal para a anal.
- Use sempre calcinhas de algodão e roupas largas.
- Evite banhos de imersão.
- Urinar logo após o sexo, isso vai fazer com que sejam eliminadas as bactérias que entrem na uretra durante a relação sexual.
- Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados com freqüência para evitar a proliferação de bactérias.
- Urine antes de dormir.





Benefícios do uso de anticoncepcional
Posted: 10 Jul 2011 03:53 PM PDT
anticoncepcional
Atualmente os anticoncepcionais não têm apenas a função de proteger a mulher de uma gravidez indesejada, mas também trás alguns benefícios para a saúde da mulher. Por causa da redução dos níveis hormonais na composição deste medicamento ele tem trazido mais benefícios do que efeitos colaterais negativos.
Dentre os benefícios produzidos pelo uso do anticoncepcional oral estão: diminui os sintomas da TPM, previne a síndrome do ovário policístico, melhora da pele e dos cabelos oleosos, evita inchaço e retenção de líquidos, diminui as dores de cabeça, protege contra varizes e vasos nas pernas, protege contra a endometriose. Além de regular o ciclo menstrual, combate as deficiências de ferro e, ao contrário do que se achou por muito tempo, não diminui a libido.
Por ser um método reversível o uso de anticoncepcionais orais são os mais indicados pois preserva a fertilidade da mulher que pode ser recuperada com a suspensão do uso do contraceptivo.
As pílulas de baixa dose vão diminuir o fluxo menstrual e as cólicas menstruais. Elas devem ser prescritas pelo médico que vai observar se a mulher tem tendência para aumento do peso, retenção de liquido, pele oleosa, acne, para então escolher o tipo adequado de pílula para o seu organismo.
As pílulas anticoncepcionais podem ser de três tipos: pílulas monofásicas, multifásicas ou de baixa dosagem. As pílulas monofásicas são aquelas onde se tomam a mesma dosagem todos os dias durante vinte e um dias parando apenas por sete dias para menstruação, os comprimidos  possuem a mesma quantidade de hormônios.
As pílulas multifásicas são de uso continuo, sem pausa alguma, elas possuem pílulas com diferentes dosagens correspondentes a cada fase do ciclo. Geralmente são de dosagens baixas e tem menos efeitos colaterais, mas não devem ser tomadas fora de ordem.
Já nas pílulas de baixa dosagem ou minipílulas há apenas a atuação de um hormônio, elas são indicadas durante a amamentação, devem ser tomados todos os dias assim como as pílulas multifásicas.
Esquecer de tomar a pílula pode acontecer com qualquer pessoa, diante disso deve-se tomar dois comprimidos no dia seguinte, assim que lembrar. Se esquecer por mais de dois dias então espere o final da menstruação e recomece a tomar e use outros métodos anticoncepcionais durante este período. É claro que nesse meio tempo sua proteção pode não ser totalmente eficaz e nem trazer a segurança que o anticoncepcional oral.


AVC – Sintomas, Como identificar
Posted: 10 Jul 2011 03:49 PM PDT
avc
O acidente vascular cerebral é uma doença neurológica comumente chamada de derrame cerebral, esta doença pode acontecer por causa de um entupimento das artérias cerebrais ou de um rompimento desses vasos sanguíneos. O AVC é uma doença séria e de início súbito que pode levar a morte, seus fatores de risco incluem a idade avançada, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, colesterol alto, fibrilação atrial e acidente isquêmico transitório.
Quando diagnosticado rapidamente a vítima tem aumentadas a chance de sobrevivência e até de minimização dos sintomas. Dentre os principais sintomas apresentados ao sofrer um AVC, estão: paralisia da metade do corpo (direita ou esquerda), dificuldade na fala ou na articulação das palavras, déficit visual em um dos olhos, dificuldade de movimentação dos membros, dormência de metade do corpo, caminhada dificultosa, em alguns casos pode haver convulsões, torpor e coma, em outros mais graves o AVC pode levar o individuo a morte. Muitos dos sintomas irão variar dependendo da área cerebral afetada.
Às vezes os sintomas da doença não são identificados de imediato e quanto mais tempo levar até o atendimento médico, piores serão as conseqüências da doença, por isso é importante saber identificar. Ao desconfiar que alguém próximo estiver sofrendo um derrame cerebral peça que essa pessoa sorria, se houver alguma alteração da mímica facial pode ser um indicativo de doença cerebral; Depois peça para a pessoa falar uma frase simples e coerente (Ex. O dia está lindo); Solicite que a pessoa levante os dois braços, em caso de alteração dos seguintes testes é importante que se chame rapidamente o socorro para que a vítima tenha um atendimento médico rápido e adequado.
Depois de reconhecer os sintomas descubra se os sintomas são novos ou se já existiam antes, caso já isso pode indicar outras doenças que não o AVC. Também não deixe que a pessoa coma ou beba até que tenha sido testada e tratada por pessoal médico qualificado. As pessoas afetadas por um AVC geralmente apresentam problemas em engolir, o que pode levar a asfixia.
Para prevenir esta doença, que pode ser fatal, é importante estar atento aos fatores de risco, controlar a hipertensão e a diabetes e evitar fatores de risco como o tabagismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário